1/17

St. Petersburg

St. Petersburg, a cidade boreal, é a 2ª maior cidade da Rússia e é reconhecida pela sua história como um dos cenários soviéticos, tendo sido renomeada de Petrogrado e posteriormente de Leningrado voltando ao nome original com a queda do comunismo no país. A cidade também foi capital do Império Russo e hoje se destaca por ser uma referência cultural mundial e um importante porto russo no Báltico.

A cidade é lar do grande Museu Hermitage e do Teatro Mariinsky e também abraçou vários artistas do balé internacional como Mikhail Barichnikov e Anna Pavlova. O Hermitage é um dos maiores museus do mundo com um acervo extremamente diversificado, toda sua região é um complexo que abrange o Pequeno e o Grande Hermitage, um teatro, o Novo Hermitage, o Palácio Menshikov, o Palácio do Estado Maior e o Palácio de Inverno, que foi a residência dos czares até a queda da monarquia russa. O Teatro Marrinsky, antes conhecido como Teatro de Ópera e Balé Kirov, foi palco de estréia de muitas obras-primas de Tchaikovsky e de apresentações de balé como O Quebra Nozes em 1892 e O Lago doss Cisnes em 1895, além de apresentações como Romeu & Julieta, Cinderella e Spartacus. E completando suas obras há as estações do metrô da cidade com pinturas, esculturas e afrescos que são vestígios do socialismo.

Entre as construções religiosas há a Igreja do Sangue Derramado, palco do assassinato de Alexandre II, a Catedral de Santo Isaac, que é a igreja mais estonteante da cidade com o Rio Neva de fundo e a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, inspirada no Vaticano. Dentro do Forte de Pedro e Paulo, que é a cidadela original de St. Petersburg idealizada por Pedro, o Grande, há vários edifícios monumentais como a Catedral de Pedro e Paulo onde estão enterrado quase todos os czares, entre eles o próprio Pedro, o Grande. E a cerca de 30km de St. Petersburg há ainda a vislumbrante Peterhof, um conjunto de palácios e jardins comumente chamado de Versailles russo com vista para o Golfo da Finlândia.

 Informações Gerais

Moeda: Rublo

 

Língua oficial: Russo e outras 31 línguas

Horário em St. Petersburg